Monday, March 15, 2010

PagSeguro UOL e o clássico problema de encoding "padrão" latino

Para quem nunca ouviu falar no PagSeguro UOL, basta conhecer o MercadoPago do MercadoLivre ou o PayPal. Se você não conhece nenhum dos 3, sugiro que leia um pouco sobre sistemas de pagamento online.

Como o PayPal, o PagSeguro UOL pode ser integrado em qualquer site. Basta seguir o Guia do Desenvolvedor. O problema é que o guia não fala nada sobre o encoding que o sistema do PagSeguro UOL trabalha. Procurando no Google, encontrei algumas dicas:
Estas dicas funcionaram até Dezembro de 2009, quando o sistema do PagSeguro UOL sofreu algumas alterações. Agora o sistema só aceita o "padrão" ISO-8859-1 ou latin-1, ou seja, o "padrão" usado no Windows em Português. Nada do outro padrão chamado Unicode UTF-8.
Já reclamei 2 vezes. Só recebi respostas automáticas supondo que eu não entendi nada sobre a integração. As repostas foram nada mais que um Copy&Paste do Guia de Intregação. Será que é tão difícil alguém no PagSeguro UOL colocar de volta o código que converte todo o texto no encoding especificado no campo oculto "encoding"? Ou pelo menos suportar UTF-8 de alguma forma.

Hoje eu mandei um e-mail para o pagseguro (arroba) visie.com.br. Vamos ver o que me respondem. Chegando a resposta, publicarei aqui.

UPDATE:
O problema foi resolvido dia 17 de Maio:
http://blog.kwast.net/2010/05/agora-e-oficial-pagseguro-suporta.html
http://blogpagseguro.com.br/2010/05/informativo-pagseguro-enconding/

2 comments:

Unknown said...

Iaí, deram retorno dos seus emails?

David Kwast said...

Sim, o pessoal da Visie só trabalha com UTF-8. Inclusive, a solução de especificar o encoding foi uma sugestão da Visie. Meu e-mail foi repassado para o diretor do produto (deve ser o PagSeguro) para dar força na argumentação.